PIA O TANTO DE OIADA!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

RECANTOS DE PERNAMBUCO: SERRA TALHADA


Na série "RECANTOS NORDESTINOS" deste dia doze de dezembro, falaremos da "Capital do Xaxado", a famosa Serra Talhada, no Vale do Pageú pernambucano.

A cidade onde nasceu Virgulino Ferreira, o herói nordestino conhecido por Lampião, é rica em diversos meios culturais e históricos, formados ao longo de seus 165 anos de emancipação política.

A cidade conta com inúmeros eventos sobre a cultura do Nordeste, como o "Encontro Nordestino de Xaxado" e a famosa "Festa de Setembro", em alusão à festa da padroeira Nossa Senhora da Penha.


(Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha)
A cidade é conhecida por sua enorme influência em outros meios culturais, como o ritmo "Xaxado", desenvolvido sobretudo pelos cangaceiros nas jornadas que faziam e difundido pelo grupo mais conhecido do País cujo líder era serratalhadense: o bando de Lampião.

(Bando de Virgulino Ferreira)

Serra Talhada é o destaque principal da Rota do Cangaço: No início do século XX bandos de cangaceiros circulavam pelas terras do Sertão despertando admiração e medo nas cidades por onde passavam. A imagem do cangaceiro ajudou a formar o imaginário popular do nordestino. Mais que isto, virou uma marca do povo sertanejo. A rota do Cangaço e Lampião conta um pouco da história dos bandoleiros nômades, a perseguição das volantes policiais e mantém viva a memória de Virgulino Ferreira da Silva, o maior ícone do cangaço, morto em 1938.

Serra Talhada é um dos melhores destinos do Nordeste pra quem quer conviver com a identidade histórica do nosso povo.

(Vista parcial da "Capital do Pageú")



sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

RECANTOS DA PARAÍBA - SOUSA

      Sousa é um recanto paraibano no meio do Sertão até hoje considerado inóspito pelos que não conhecem as riquezas dessa região. Conhecida por deter o maior sítio zooarqueológico do Estado, a "cidade sorriso" demonstra a ampla riqueza que nosso Nordeste possui. 
      A cidade tem uma história basicamente portuguesa, como o nome, que é o mesmo de uma cidade portuguesa e foi decidida após a Carta Régia de 1766, que determinava a escolha de um nome de uma cidade portuguesa. 

(Vista parcial da "Cidade Sorriso")


(Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios)

      O "Vale dos Dinossauros" passou recentemente por alguns reparos, e conta agora com quiosques, passarelas, mirantes de observação e a Casa do Pesquisador, com rochas fossilizadas e ossadas dos animais. O resultado você vê nas fotos a seguir: 

(Entrada do "Vale dos Dinossauros")

(Representação de Tiranossauro, na entrada do Vale)

(Rochas que se petrificaram após anos de intempérie e levaram consigo pegadas dos bichos)

(Museu do Parque, com diversos fósseis e simulações físicas dos bichos)

(O Vale é repleto de passarelas com vistas pros juncos onde estão as pegadas)

(Representação de uma porção de pegadas e um mirante de observação, ao fundo)

(Estátuas que visam representar a forma dos animais há milhões de anos)

      A cidade sorriso é um ícone do nosso Nordeste, pelo registro histórico que muitas cidades têm, mas poucas costumam preservar. 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

RECANTOS DO MARANHÃO - SÃO LUÍS


     São Luís do Maranhão é uma cidade rica por sua ampla manifestação cultural e suas origens, com colonização por franceses, holandeses e portugueses, o que explica a miscigenação do povo maranhense. 
     A terra das fachadas azuladas tem uma coisa própria: a interação entre as culturas nordestinas e nortistas, o que melhor representa a tradição brasileira, de um modo geral.
     No centro histórico de São Luís, a imagem que melhor representa sua origem é a presença das fachadas azuladas, num costume erudito dos colonizadores europeus. 


SaoLuis-Street1.jpg
(Fachadas azuladas no Centro histórico da capital maranhense)


     O folclore brasileiro é tão rico graças a um fator até hoje preservado na cidade, o "bumba-meu-boi":



      São inúmeros os pontos turísticos de São Luís, veja a seguir alguns deles:

(Teatro Artur Azevedo, fundado em 1817)



(Catedral de São Luís)
(Palácio dos Leões, sede do Governo)


      São Luís é uma riqueza do Nordeste, com sua cultura ímpar e pontos históricos maravilhosos, de quem só foi colonizado por três povos, pode possuir. 







quarta-feira, 30 de novembro de 2016

RECANTOS DO RIO GRANDE DO NORTE - CASTELO DI BIVAR - CARNAÚBA DOS DANTAS

      No Sertão potiguar, um cenário incomum traz uma grande admiração por quem passa no município de Carnaúba dos Dantas. Um castelo, no meio do chão pedregoso, surpreende a quem passa. Trata-se do Castelo di Bivar:




      O Castelo teve sua construção iniciada pelo proprietário, José Ronilson, que se autointitula "conde di Bivar" há mais de trinta anos. O castelo traz torres com mais de vinte e cinco metros de altura, inúmeros quartos, salas amplas e segundo o proprietário, cinquenta e seis janelões cuja vista parcial se atém ao cenário tipicamente nordestino: a caatinga.

(Conde di Bivar, à porta de sua 'casa')



      O castelo é conhecido pelos traços típicos das fortalezas medievais e ganhou notoriedade no filme "O Homem que desafiou o Diabo", lançado em 2007, onde uma lenda nordestina se passa neste recinto. 















RECANTOS DO CEARÁ - SOBRAL

     Sobral é uma cidade cearense, considerada a segunda mais desenvolvida do Estado do Ceará e conta com filhos ilustres, de importância nacional, como o humorista Renato Aragão e o cantor Belchior. 



      Sobral é rica em eventos culturais, como a cavalgada de São José do Torto, considerada a maior do Ceará e a segunda maior do País. 


Resultado de imagem para cavalgada sao jose do torto sobral
(Cavalgada de São José do Torto. Fonte: nordesterural.com)

      A cidade também conta com a ACADEMIA SOBRALENSE DE ESTUDOS E LETRAS, sendo a mais antiga do Ceará, funcionando desde 1922:


Resultado de imagem para academia sobralense de estudos e letras
(Logomarca da Academia Sobralense de Estudos e Letras)


      Sobral é a típica cidade cultural nordestina, com a veia nata da cultura, por onde o povo nordestino mantém sua identidade regional. 
                                                   


       

terça-feira, 29 de novembro de 2016

RECANTOS DE PERNAMBUCO: OLINDA

          O povo pernambucano detém de mais um local rico em cultura e belezas naturais, que enaltecem a figura do povo nordestino. A bola da vez é a cidade de Olinda, a irmã do Recife, com seus prédios seculares e alegrias contemporâneas. 
    Olinda é a terra da alegria, com suas famosas ladeiras de casarões antiquíssimos, com pinturas chamativas e por onde passam os famosos e consagrados 'bonecos de Olinda', que pairam no ar ao ritmo do frevo, tipicamente pernambucano.


(ladeiras de Olinda com públicos dos mais diversos lugares do Brasil e do mundo)


        Além disso, Olinda é considerada a cidade-irmã do Recife, com uma alternância turística surpreendente, devido as maravilhas inestimáveis do Pernambuco. 


(Olinda e seus prédios históricos e ao fundo, a cidade do Recife)


       Olinda também é conhecida por sua história que se mantém viva até hoje, como o ataque dos holandeses, que a incendiaram no ano de 1631. Entretanto, diversos prédios históricos que se entremeiam com a mata atlântica e dão um charme peculiar a cidade, ainda existem e são constantemente restaurados, a fim de manter a preservação. Veja a seguir, imagens e referências de alguns desses prédios seculares:

  (IGREJA DO CARMO DE OLINDA, O PRIMEIRO TEMPLO CARMELITA DA AMÉRICA LATINA, CONSTRUÍDO POR VOLTA DE 1580)


(CATEDRAL SÉ DE OLINDA, CONSTRUÍDA EM 1537)



(CONVENTO DE SÃO FRANCISCO, CONSTRUÍDO EM 1585)


(IGREJA E MOSTEIRO SÃO BENTO, CONSTRUÍDO EM 1599)


(ALTAR-MOR DA IGREJA DE SÃO BENTO, CONSTRUÍDO EM 1599)


              A analogia das inúmeras riquezas de Olinda desperta em nós o desejo de conhecer esse baú de histórias, que retratam a colonização do nosso País e a formação cultural do povo nordestino. 






         
 













segunda-feira, 28 de novembro de 2016

RECANTOS DE PERNAMBUCO: RECIFE

       Recife é a capital do Pernambuco e uma das mais influentes do Brasil, com inúmeros vieses culturais e sociais. Daquele recanto saiu gênios da produção cultural como Guel Arraes, Fabiana Karla e Nelson Rodrigues, imagens protuberantes da capacidade turística do Nordeste e a tradição do ritmo mais regional de Pernambuco: o Frevo.

(Marco Zero do Recife, com prédios seculares)

        A cidade, no auge dos seus 479 anos, detém um forte poder em ser considerada como "Veneza Brasileira", por causa dos inúmeros manguezais e a predominância da mata atlântica, típica do litoral nordestino. Recife, entre tantas qualidades, possui a Faculdade de Direito mais antiga do País, instaurada em 1827:

(Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco)


      Manifestações artísticas, como o Galo da Madrugada, nos carnavais efervescentes do Recife recebem notoriedade em todos os cantos do País e do exterior, como um bem imaterial do povo nordestino. 

      Ultimamente, são cada vez mais aparentes, notícias de praias recifenses cuja presença de tubarões afetam o divertimento dos banhistas. Por causa disso, os governantes têm tomado atitudes enérgicas para a proteção de todos, como o fechamento à visitação de algumas praias, o que, segundo eles, é uma medida provisória.

     No mais, a esbelta Veneza brasileira é um espetáculo de cultura e vivacidade, mostrando o que o povo nordestino tem de melhor: a hospitalidade e a alegria contagiantes. 






domingo, 27 de novembro de 2016

CENÁRIOS DO NORDESTE - TAMBABA, CONDE - PB

         Tambaba é uma praia brasileira situada no município de Conde, litoral sul da Paraíba que fica a cerca de 30 km da capital João Pessoa e é conhecida principalmente pela área naturista, sendo a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo por lei municipal. A praia é dividida em duas: de um lado, ficam os naturistas; do outro, os que não tiram a roupa. Apesar de ainda soar polêmico, a praia é um ótimo lugar pra quem gosta de ficar peladão com a mão no bolso. E você, toparia ir à Tambaba?



(Rochedos na praia de Tambaba)

(Vista parcial do paraíso paraibano)


CENÁRIOS DO NORDESTE - AREIA - PB

         Areia é uma cidade localizada no Brejo Paraibano. Com muitas riquezas naturais, situada em local elevado, Areia, no inverno, é coberta por uma leve neblina, e suas terras possuem diversas fontes e balneários aquáticos.
        Terra onde nasceu o pintor Pedro Américo e o escritor José Américo de Almeida, Areia é conhecida por possuir o primeiro Teatro construído no Estado da Paraíba, o Teatro Minerva:


(TEATRO MINERVA, FACHADA)

(TEATRO MINERVA, EM SEU INTERIOR)


       Além disso, possui ainda um antigo Colégio, coordenado por freiras franciscanas até os dias de hoje, o Colégio Santa Rita, construído em 1911:



(FACHADA DO COLÉGIO SANTA RITA)

(VISTA PARCIAL DAS DIMENSÕES DO COLÉGIO)

Areia é fruto da imensa exploração no cultivo da cana-de-açúcar em meados do século passado e mantém essa cultura até hoje, com a produção da cachaça, bebida tipicamente brasileira. É uma fonte de riqueza cultural e natural que está localizada no Sertão da Paraíba. 







CENÁRIOS NORDESTINOS - TRIUNFO-PE

        Sobre uma serra e sob um céu parcialmente nublado, a cidade brejeira de Triunfo, no Vale do Pageú, é conhecida pelo clima essencialmente frio, entremeado pelo calor escaldante do sertão pernambucano. A cidade, cujo turismo é a maior atividade econômica, é conhecida pelos cenários maravilhosos que compunham a memória do povo nordestino nos anos áureos da atividade cultural. Sendo um de seus principais pontos o cineteatro Guarany, construído por um imenso lajedo fronte ao açude João Barbosa Sitônio, com um teleférico que mostra a imagem geral da cidade. É, portanto, um marco da engenharia brasileira, trazendo um contraste à imagem habitual do Sertão nordestino: um clima que não passa dos 25ºC no verão.


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

SANTA LUZIA DO SABUGY COMPLETA 145 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

      Uma cidade entremeada nos rincões do sertão paraibano, outrora conhecida e hoje relembrada como "Veneza Paraibana" completa nesta quinta-feira, (24), seus 145 anos de emancipação política. A cidade, conhecida pelo "melhor pé-de-serra" do Brasil continua sendo lembrada pelas peculiaridades de quaisquer municípios interioranos. Sua população, aproximadamente quinze mil habitantes, detém em mãos um território maravilhoso, de cultura ímpar e paisagens miraculosas. Santa Luzia do Sabugy merece estar na memória de qualquer nordestino, que se orgulhe do aspecto mais notório da região: a origem interiorana.









O CASARÃO ASSOMBRADO DE GUAIÚBA - CE


"No município de Guaiuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, uma casa abandonada guarda muitos mistérios. Sons estranhos são ouvidos pelas pessoas que passam pelo local. De acordo com os moradores, a residência pertencia a uma família tradicional, que costumava enterrar os parentes no terreno, fato muito comum antigamente, principalmente entre famílias poderosas, que costumavam criar um cemitério particular próximo da própria casa.
Além das histórias de assombração que existem em relação ao casarão, muitas pessoas acreditam que até mesmo um tesouro poderia estar escondido na antiga residência construída no século XIX, e que atualmente é de propriedade de dois irmãos. O último dono que residiu na casa acabou falecendo no imóvel.
O casarão centenário, solitário, mal cuidado e hoje transformado em local de encontro de usuários de drogas, desafia o imaginário de moradores e visitantes, um enigma com muitas perguntas e poucas respostas.
A fachada externa e a disposição dos cômodos, denunciam um passado confortável, numa residência de alto padrão, estilo neo colonial, ampla, espaçosa, com dois pavimentos e vista para o Maciço de Baturité, que se desenha ao longe. No alto da construção pode-se observar uma grande cruz.
Mas é no segundo pavimento que essa regularidade é quebrada: diferente do primeiro piso, onde as divisões e usos são facilmente identificáveis, - salas, quartos, cozinha, etc, aqui essa disposição não é observada: uma infinidade de portas, janelas e corredores, curtos, baixos, com pequenas aberturas para passagem da luz e do ar; portas e tetos tão baixos, que pessoas só tem acesso, se agachados.
Populares acreditam que aqueles pequenos cômodos, alguns com grades, eram alojamentos de escravos. Lembrando que o casarão fica numa região próxima as antigas fazendas de café que era cultivado na área do Maciço de Baturité, e de Redenção, primeira cidade a libertar seus escravos no Ceará. Porém, nenhum historiador local confirma que propriedade abrigou trabalhadores escravos.
Quem passa pela CE-060, no distrito de Água Verde, no município de Guaiúba, admira o antigo casarão e lamenta o estado em que se encontra. Mesmo com as paredes ainda conservadas, já se nota os estragos nas janelas e portas, o muro em ruínas e a vegetação que toma quase toda a estrutura.O local tem fama de mal assombrado.
Há depoimentos de quem morou por lá e diz que os “fatos sobrenaturais” ocorriam sempre à meia-noite, meio-dia e 18 horas.
O auxiliar de enfermagem Miguel Coelho que viveu lá por cerca de três meses há quatro anos atrás, tem até depoimento gravado na Rádio Rede Escola Portal da Serra do Centro de Educação, Arte e Cultura de Guaiúba.
“No primeiro mês foi tranquilo, mas a partir do segundo mês apareceram coisas estranhas como vozes de homem e mulher chamando o meu nome. Eu respondia e não aparecia ninguém”, conta. Católico, sem crer na volta de espíritos para a terra, Miguel disse que “viu um homem de seus 40 anos, por volta das seis horas da noite, passar pela casa e sumir”.
Segundo Miguel, o casarão tem uma estrutura muito forte, com paredes grossas e há túneis por dentro. “O primeiro a morar foi o seu Durval, depois foram parentes dele. Tem algo que expulsa as pessoas de lá. Dizem que os antepassados enterraram moedas de ouro e prata no local. Deve ser por causa disso que surgem essas coisas estranhas”.
Muitos moradores de Água Verde não têm coragem de entrar no casarão. Mas um dos proprietários, Waldir Cavalcante, não demonstra temor e planeja, após o término do inventário do imóvel, restaurar e ficar morando na casa.
Mesmo tendo fama de mal assombrado, a população quer que a família Cavalcante (atualmente formada pelos irmãos Waldir e Sílvia) conserve o casarão.
“Fizemos o mapa das expressões culturais de Guaiúba em 2006 com a participação de estudantes da rede pública e o casarão foi incluído”, informa o assessor de Comunicação da Prefeitura, Soriano Ribeiro da Silva.
Uma preocupação de moradores e pessoas que conhecem o casarão da Água Verde era de que o imóvel fosse destruído com o projeto de alargamento da CE-060 que será executado pelo governo estadual.
Isso porque a rodovia dá acesso ao município de Redenção onde vai funcionar, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Porém, segundo o Departamento de Edificações e Rodovias (DER), o casarão será poupado.
Ficará numa área de retorno. Seu Didi não sabia que o casarão seria preservado com a duplicação da rodovia estadual.
“Eu ainda não entrei em contato com o Departamento de Estradas (DER) porque estou esperando a conclusão do inventário que vai definir quem vai ficar com o casarão”.
Seu Waldir disse que será decidido entre ele e a irmã Sílvia Cavalcante. Os dois pretendem preservar e restaurar o casarão.
“Dependendo do resultado posso até voltar a ocupá-lo”, disse seu Didi.
Guaiúba fica na Região Metropolitana de Fortaleza. Tem uma população estimada em 24.091 habitantes, segundo o Censo 2010. Água Verde é um dos distritos. Os demais são: Itacima, Dourado, Baú, e São Jerônimo, além da sede."
Fonte: arquivosdoinsolito/noitesinistra


(imagens do casarão e arredores)



quarta-feira, 27 de julho de 2016


INÍCIO DOS TRABALHOS DA REDE RECANTO NORDESTINO


              A família RECANTO NORDESTINO existe desde o dia 21 de março de 2015, quando o grupo RECANTO NORDESTINO foi fundado pelo estudante Hiury Souza. Alcançando cerca de dez mil membros nos primeiros seis meses de fundação. Hoje, com um ano e quatro meses, o grupo no Facebook RECANTO NORDESTINO conta com mais de 44 mil membros. O grupo, administrado pelos paraibanos Hiury Souza e Ozenilda Souza, já realizou três concursos virtuais de Poesias, elegeu o regimento por completo e nomeou os vencedores do concurso, cujas fotos ficaram expostas na capa do grupo durante alguns dias.
              Além disso, existe a página RECANTO NORDESTINO, administrada por Hiury e uma outra colaboradora chamada Silvana Silva. A página conta com uma dezena de editores, como a Eloíde Silva que diariamente publicam a fim de trazer alegria aos milhares de espectadores.
             Hoje, 27 de julho de 2016, se inicia a difusão de mais um canal cultural, através do qual a cultura brasileira será propagada. Neste blog, serão postadas as mais diversas tradições do nosso Nordeste. Sejam todos bem-vindos ao canal cultural RECANTO NORDESTINO.
Aos interessados, acessem o Facebook e mandem solicitações ao grupo RECANTO NORDESTINO, acessando este link:
https://www.facebook.com/groups/1580340722205726/?fref=ts

Abraço fraterno a todos.