PIA O TANTO DE OIADA!

10671

terça-feira, 29 de novembro de 2016

RECANTOS DE PERNAMBUCO: OLINDA

          O povo pernambucano detém de mais um local rico em cultura e belezas naturais, que enaltecem a figura do povo nordestino. A bola da vez é a cidade de Olinda, a irmã do Recife, com seus prédios seculares e alegrias contemporâneas. 
    Olinda é a terra da alegria, com suas famosas ladeiras de casarões antiquíssimos, com pinturas chamativas e por onde passam os famosos e consagrados 'bonecos de Olinda', que pairam no ar ao ritmo do frevo, tipicamente pernambucano.


(ladeiras de Olinda com públicos dos mais diversos lugares do Brasil e do mundo)


        Além disso, Olinda é considerada a cidade-irmã do Recife, com uma alternância turística surpreendente, devido as maravilhas inestimáveis do Pernambuco. 


(Olinda e seus prédios históricos e ao fundo, a cidade do Recife)


       Olinda também é conhecida por sua história que se mantém viva até hoje, como o ataque dos holandeses, que a incendiaram no ano de 1631. Entretanto, diversos prédios históricos que se entremeiam com a mata atlântica e dão um charme peculiar a cidade, ainda existem e são constantemente restaurados, a fim de manter a preservação. Veja a seguir, imagens e referências de alguns desses prédios seculares:

  (IGREJA DO CARMO DE OLINDA, O PRIMEIRO TEMPLO CARMELITA DA AMÉRICA LATINA, CONSTRUÍDO POR VOLTA DE 1580)


(CATEDRAL SÉ DE OLINDA, CONSTRUÍDA EM 1537)



(CONVENTO DE SÃO FRANCISCO, CONSTRUÍDO EM 1585)


(IGREJA E MOSTEIRO SÃO BENTO, CONSTRUÍDO EM 1599)


(ALTAR-MOR DA IGREJA DE SÃO BENTO, CONSTRUÍDO EM 1599)


              A analogia das inúmeras riquezas de Olinda desperta em nós o desejo de conhecer esse baú de histórias, que retratam a colonização do nosso País e a formação cultural do povo nordestino. 






         
 













Nenhum comentário:

Postar um comentário